Buenas, tudo bem por aí? O seu semanário favorito chegou daquele jeito para deixar a sua sexta-feira ainda mais produtiva e alegre. A gente sabe que o seu tempo é precioso e deve ser muito bem aproveitado, e é exatamente por isso que o Almanaque do Futuro existe, para nutrir a sua manhã com notícias quentinhas sobre o que rola pelo mundo. Let’s bora?
Mammoth: maior fábrica de captura de gás carbônico começa a operar na Islândia
Na época em que fazer um trabalho pra aula de ciências era a maior preocupação que eu tinha na vida, sinceramente, me preocupava mais pensar que o Sol simplesmente iria explodir um dia do que saber que o gás carbônico polui a atmosfera.
A inocência me impedia de prever que, algumas décadas depois, cá estaria eu, maravilhado com tecnologias que prometem sugar a poluição do ar enquanto o Sol segue pleno e saudável no centro do nosso Sistema Solar.
Poluir também é um serviço premium
Felizmente, para a sorte daquele eu do início dos anos 90, a Climework estuda há anos as melhores maneiras de limpar da nossa atmosfera a sujeira que nós mesmos fazemos. A empresa, que já era dona da maior fábrica de captura de carbono do mundo, está prestes a abrir uma ainda maior, bem maior.
A nova fábrica Mammoth não só supera sua antecessora em tamanho como também promete quadruplicar o sequestro de carbono de todas as outras empresas do mundo juntas, sendo capaz de capturar até 36 mil toneladas de CO2 por ano! E segundo a empresa esse é o início de um plano para atingir coletas de megatoneladas anuais até 2030.
Essas fábricas funcionam como grandes aspiradores que coletam o CO2 em solventes. Após a coleta esse material é levado para outra empresa, a também islandesa Carbfix, que injeta esse gás carbônico em rochas de basalto, criando um material que pode se manter sólido por milhares de anos.
Os serviços prestados por esse tipo de empresa são vendidos como créditos de carbono, uma espécie de moeda de troca que basicamente permite que empresas sigam poluindo a atmosfera, desde comprem esses créditos.
Existe um debate se este é o melhor caminho no momento ou se isso apenas diminuiria o senso de urgência sobre a redução das emissões de gases poluentes. Mas em resumo, já podemos observar que até mesmo o ato de poluir é permitido, para aqueles que têm dinheiro para pagar.
Meisterstück: Wes Anderson escreve e dirige comercial para icônica caneta da Montblanc
Em meio às constantes mudanças e inovações do mundo moderno, onde telas brilhantes são dominantes, uma caneta permanece como um símbolo atemporal de poder e prestígio. Essa caneta é a Montblanc.
A magia desta caneta tinteiro, desde o seu mecanismo giratório ou botão de pressão, percorrendo todo o seu corpo até chegar às hastes que se abrem para distribuir a tinta, expressa toda uma arte, transformando simples palavras em obras-primas.
E pelos olhos de Wes Anderson, foi exatamente isso o que ele enxergou. O cineasta, produtor, roteirista e ator criou um comercial fascinante para a Montblanc, celebrando o centenário da famosa Meisterstück da marca.
Em um roteiro bem-humorado e cheio de clichês do marketing, o comercial destaca a importância da escrita, com Anderson sendo acompanhado por seus colaboradores habituais, Rupert Friend e Jason Schwartzman, em uma cena no pico do Montblanc.
O cineasta criou seu próprio design
No decorrer do filme de três minutos, é revelado o design de uma nova caneta, chamada “Schreiberling”, desenhada por Anderson. Um fato curioso e muito bem pensado, é que a empresa produzirá apenas 1.969 unidades desta caneta, em referência ao ano de nascimento de Anderson, e você poderá adquirir este luxuoso e limitado artigo em breve por US$ 2.500 cada.
A história da Montblanc se iniciou no ano de 1906, em Berlim. Todo esse interesse em fundar a empresa teve início a partir do fascínio pelas canetas de pena, que na época faziam um tremendo sucesso. Já o nome da marca, que foi criada apenas em 1909, teve como inspiração a montanha mais alta da Europa Ocidental.
Em um universo de imediatismos, onde a escrita parece ser uma arte perdida, a Montblanc nos relembra o poder e a beleza por trás de cada palavra escrita à mão. A escrita é um lugar onde podemos reviver o passado, trazer significado para o presente e eternizar promessas para o futuro. É exatamente dessa forma que a história da marca continua a ser escrita, uma palavra de cada vez.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
O Fantástico Sr. Raposo(Filme)
Cansado da pacata vida de casado, o Senhor Raposo arma um plano para invadir a fazenda dos seus vizinhos numa aventura cheia de diálogos cômicos, humor irônico e palavrões. Uma animação incrível de Wes Anderson, não aconselhável para crianças e possivelmente umas das melhores que você vai assistir.
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Fleabag(Série)
Escrita e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge, a série retrata a vida de uma jovem adulta tentando sobreviver em meio a trancos e barrancos em Londres. Enquanto se recupera da perda de sua melhor amiga, ela ainda precisa lidar com problemas de relacionamento, insatisfação profissional e conflitos familiares.
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Seu pedido chegou! E-bikes podem substituir veículos convencionais de entrega
Principalmente em uma realidade pós-pandêmica se tornou ainda mais comum ficarmos dando o refresh em sites como a Amazon para ver onde está nossa encomenda. Esse hábito reflete não apenas a ansiedade por receber produtos o mais rápido possível, mas também mostra como está crescendo a demanda por soluções de entrega eficientes, sem deixar de lado a sustentabilidade (o meio ambiente agradece!).
Nesse contexto surge uma e-bike de quatro rodas que remete a uma van, desenvolvida numa parceria entre a Zoomo (plataforma de micromobilidade comercial) e a EAV (especialista em bicicletas elétricas), que promete substituir os métodos convencionais de entrega que conhecemos até então, como os caminhões e demais veículos.
“Estamos trazendo o modelo de locação de veículos do meio automotivo para os veículos elétricos leves. Ao integrar diferentes tipos de veículos em nossa plataforma, como e- bikes, manutenção e soluções de software habilitadas remotamente, podemos fornecer aos clientes de logística urbana uma solução completa para todas as suas necessidades de entrega.”- Michael Johnson, CRO da Zoomo.
Mobilidade + tecnologia
Para dar o match perfeito nesse projeto, a Zoomo, com seus especialistas em hardware de veículos elétricos leves, que vão desde e-bikes, e-mopeds e até cargo bikes, se juntou com a EAV justamente para produzir veículos que ofereçam serviço comercial de entrega que funcione de forma mais rápida, prática e até mais barata que os veículos comuns.
Atualmente, a Zoomo opera em países da União Europeia, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido e já atende grandes empresas como a Amazon, FedEx, UberEats, Takeaway, Deliveroo, Domino’s, Pizza Hut, Hived, entre outros.
Enquanto esperamos ansiosamente pela próxima encomenda, quem sabe já acompanhada de uma das novas e-bikes, cruzamos os dedos para que medidas mais verdes e eficientes como essa ganhem cada vez mais espaço mundo afora!
Missão Starliner: Boeing adia mais uma vez seu primeiro lançamento tripulado rumo ao espaço
Faz um tempo que a Boeing decidiu que transportar pessoas de um lado para o outro na Terra é coisa do passado. Em parceria com a NASA a empresa vai tentar se lançar ao espaço para transportar astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS), na Missão Starliner.
Mas prestes a finalmente realizar seu primeiro lançamento tripulado, a empresa precisou parar tudo e adiar mais uma vez a missão por conta de um vazamento de hélio no sistema de propulsão.
Suspense e pressão pra cima da Boeing.
Uma válvula de oxigênio já havia interrompido um lançamento no dia 06/05 e a nova tentativa estava prevista para hoje (16/05). Agora a missão que pode fazer da Boeing a segunda empresa a levar sua espaçonave para a ISS (depois da SpaceX) ficou para a próxima terça-feira (21).
Se dessa vez tudo sair como planejado, a nave da empresa, impulsionada pelo foguete Atlas V, parte do Cabo Canaveral em direção à ISS, levando dois astronautas que passarão 8 dias fazendo testes e estudos junto com os agentes a bordo da estação.
O lançamento bem sucedido deixaria a Boeing viva no cenário competitivo do campo da exploração espacial americana, na disputa com a Crew Dragon da SpaceX que já realiza essas missões desde 2020 e é justamente essa pressão em cima da empresa que faz desse lançamento tão aguardado.
Agora, com a xícara de café em suas mãos quase chegando ao fim, vamos nos despedindo de mais uma edição espetacular. E antes de finalizar, aí vai um recado importantíssimo: o Rio Grande do Sul ainda precisa da sua ajuda! Você pode ajudar doando mantimentos, com trabalho voluntário e até mesmo contribuir na vaquinha do Badin. Sua solidariedade vale ouro!
Nos vemos no futuro.