Inacreditável! A esperança é a última que morre.

Tempo de Leitura: 10 minutos e meio

Almanaque do Futuro 221

16 de agosto de 2024

Olá, tudo bem? Às vezes, tudo o que precisamos é de uma dose de inspiração do futuro para tornar o presente ainda mais interessante. Na edição 221 do seu semanário de notícias favorito, convidamos você para explorar novas perspectivas que trouxemos para iluminar sua sexta. Let’s bora? 

Boa leitura! 😎


Made by Google 2024: conheça os lançamentos do evento que rolou essa semana

Se você é do time que ama estar por dentro do mundo da tecnologia, essa notícia é para você! No início desta semana, aconteceu o tão esperado nono evento Made by Google, na Califórnia. Demonstrando sua visão de futuro, o Google revelou como está incorporando a inteligência artificial em novos dispositivos cotidianos, transformando a maneira como vivemos, aprendemos e nos expressamos. 

O Google acredita que a IA tem o poder de tornar nossos dias cada vez mais produtivos, abrindo portas para novas formas de aprendizado e de desbloquear meios inovadores para as pessoas se expressarem. E existe melhor lugar para fazer isso do que nos dispositivos que nos acompanham em todos os momentos? Desde o despertador pela manhã até a última mensagem enviada antes de dormir, a IA do Google está prestes a tornar cada instante mais inteligente e intuitivo.

Puro suco da tecnologia

Mas as inovações não param por aí. Vale voltar um pouco no tempo e refrescar a memória sobre o Gemini, a última geração de IA do Google e também o sistema operacional Android que foi repaginado, incorporando essa inteligência artificial em sua essência. 

E o que seria dessa revolução sem os dispositivos certos para suportá-la? O Google não decepcionou e apresentou seus mais recentes e poderosos gadgets: o Pixel 9, o Pixel 9 Pro Fold, o Pixel Watch 3 e o Pixel Buds Pro 2. Esses dispositivos não são apenas atualizações de seus antecessores, são a combinação perfeita de design e tecnologia de ponta, todos impulsionados por chips de silício personalizados, otimizados para a nova era da IA.

Com essas inovações, o Google está nos convidando a imaginar um futuro onde a tecnologia não apenas nos acompanha, mas nos entende, nos auxilia e nos inspira. No final das contas, a revolução da IA está apenas começando, e ela cabe literalmente na palma da nossa mão.


Será uma boa ideia? Dolce & Gabbana lança perfume de luxo para cães

Essa é uma daquelas notícias que precisamos ler duas vezes para ver se está certo mesmo. De fato, o mercado de luxo está realmente “pensando fora da caixa”, e dessa vez incluiu até os bichinhos na jogada.

Perfume para cachorro?

Em uma primeira impressão, pode parecer inofensivo, ou apenas mais uma estratégia para alcançar novos públicos. Mas, se pararmos para refletir sobre o assunto, será mesmo que o novo lançamento Fefé da Dolce e Gabbana faz bem para os amigos de quatro patas?

Bem, às vezes, o que vemos como uma novidade fofa pode ser mais complexo do que parece. 

A ideia de um perfume de luxo para cães levanta uma questão importante sobre como percebemos os nossos pets. Você já parou para pensar que talvez, involuntariamente, projetamos nossas próprias preferências sobre eles, sem considerar se fazem sentido com suas necessidades, causando uma confusão entre os limites do que os animais realmente gostam e o que achamos que eles deveriam gostar. Vale a pena a reflexão, não é?

Partindo disso, podemos considerar também a objetificação dos animais no universo luxuoso, onde os pets, em alguns casos, têm sido vistos como ornamentos de ostentação para um público da mais alta classe.

E claro, não podemos esquecer da saúde dos pets que pode estar em xeque. Segundo a marca, o produto segue o protocolo Safe Pet Cosmetics, que garante a segurança nos cosméticos para animais. Porém, nem todos concordam com o uso de perfumes em cães, principalmente em virtude do olfato, uma vez que os doguinhos possuem o faro sensível, podendo sentir o equivalente a uma colher de chá de açúcar em uma piscina de tamanho olímpico. Imagine só inúmeras borrifadas de perfume espirradas de uma vez. Será mesmo necessário?

Por aqui, esse assunto já gerou algumas horas de debate sem conclusão, será que temos direito de moldar o cotidiano dos pets aos nossos interesses ou não tem problema nenhum tratarmos eles apenas como adornos cheirosos em nossas vidas?


Confira o que a equipe Flowww anda assistindo

  • Fargo (Filme)
    Um vendedor de carros arma o falso sequestro da sua esposa na tentativa de extorquir dinheiro do seu próprio sogro. Mas as coisas começam a dar muito errado quando um policial é morto na operação. Enquanto a situação vai tomando um rumo cada vez mais catastrófico, a chefe de polícia Marge Gunderson precisa tentar entender o que está acontecendo na pacata e nevada cidade de Fargo.
    Assista
  • Orange Is The New Black (Série)
    O destino une mulheres de mundos diferentes dentro de uma prisão feminina, onde as regras são constantemente desafiadas e a lealdade testada. Com humor ácido, a série revela uma jornada onde o passado encontra o presente, e cada escolha pode redefinir o futuro.
    Assista

Pesquisa aponta! Pensamentos otimistas podem ser um excelente aliado contra a procrastinação

Você se considera um procrastinador ou deixou para pensar sobre isso depois? De qualquer forma, acontece que a procrastinação não é um comportamento raro e acomete pessoas de todas as idades, em qualquer lugar do mundo.

Inclusive foi lá no outro lado do planeta que Saya Kashiwakura, estudante da Universidade de Tóquio, realizou um estudo que acabou por descobrir que essa condição pode estar ligada a uma visão pessimista sobre o futuro. Ou seja, é hora de você filtrar melhor o que você pensa sobre a sua vida lá na frente.

Relaxa, vai dar tudo certo!

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o ato de procrastinar poderia estar ligado a um certo desrespeito com o próprio futuro ou com a dificuldade de vincular ações do presente com reações no futuro. Agora, a nova pesquisa envolveu 296 jovens japoneses na faixa dos 20 anos, que foram questionados sobre suas vidas, 10 anos para trás e 10 anos para frente. Após a pesquisa, os voluntários foram separados conforme seus níveis de procrastinação entre severo, médio ou baixo.  

O resultado mostrou que, aqueles que acreditam que a vida se torna menos estressante conforme os anos passam, tendem a ter um nível de procrastinação baixo, enquanto aqueles que não são tão otimistas parecem não ter tanta pressa pra resolver seus assuntos, preferindo deixar os problemas pro seu eu do futuro (o que, ironicamente, vai de fato deixar suas vidas mais estressantes lá na frente).

Segundo os estudantes envolvidos no estudo, o próximo passo é bolar maneiras para ajudar as pessoas a nutrirem suas mentes com pensamentos mais otimistas. Mas não precisamos esperar por isso, né? Positividade e a esperança de um futuro melhor podem e devem fazer parte da nossa rotina desde já, então é melhor começar não deixando isso pra depois!


O planeta molhado! Dados de missão da NASA revelam a existência de um oceano subterrâneo em Marte 

Os próximos 10 anos da exploração espacial prometem ser revolucionários e empolgantes para quem se interessa com o que acontece fora deste pálido ponto azul que chamamos de lar. Estamos nos preparando para o tão aguardado retorno do homem à Lua, ao passo que já planejamos a construção de uma base em solo lunar, que poderá nos lançar em viagens cósmicas ainda mais longínquas, em distâncias jamais alcançadas por qualquer ser humano.

Após a Lua nossa próxima parada deverá ser Marte e algumas descobertas recentes podem instigar ainda mais o anseio por chegarmos o quanto antes no planeta vermelho.

Olha, olha, olha, olha a água mineral!

Lá em 2018, a NASA lançou o InSight Lander, um módulo explorador robótico incumbido da solitária missão de estudar a crosta, o manto e o núcleo de Marte. Os dados coletados pela missão foram importantíssimos para entendermos os processos que moldaram os planetas rochosos do sistema solar, como a Terra. Após 4 anos a missão foi finalizada em 2022, mas estudos sobre os dados coletados ainda estão revelando coisas incríveis sobre o nosso vizinho planetário.

Para surpresa dos pesquisadores foi descoberta a existência de água na parte interna do planeta. Muita água! Água o suficiente para cobrir o planeta inteiro! Usando a mesma técnica usada na Terra para encontrar petróleo, os dados mostraram que esse oceano está entre um e dois quilômetros no subsolo de Marte. Até alguns anos atrás não tínhamos certeza alguma se poderia haver água por lá, imagina essa quantidade toda.

E sabe o que isso também significa? Que a vida pode ter prosperado por lá algum dia, ou melhor, ainda pode estar prosperando por baixo das crostas áridas do planeta vermelho. Infelizmente, na prática, não vamos ter acesso a essa água tão cedo, porque a profundidade é grande até mesmo para as perfurações que já fizemos aqui na Terra. De qualquer forma, isso já é o suficiente para tornar nossas missões e estudos sobre Marte infinitas vezes mais interessantes.


Rapidinhas da Salvação 🙌

  • Coca-Cola e Oreo combinam sabores em novo biscoito e refrigerante.
    Ver mais
  • Mars comprará a fabricante de Pringles por US$ 36 bilhões.
    Ver mais
  • Heineken lança telefone para incentivar encontros ‘reais’ entre jovens. 
    Ver mais
  • Apple transforma pebolim em disputa cinematográfica com iPhone 15 Pro.
    Ver mais
  • Inteligências artificiais conseguirão replicar o senso de humor humano?
    Ver mais
  • Site (in)útil da semana: um para você conhecer memes que viralizaram no passado.
    Ver mais

Pensamentos de pensadores
para você pensar.

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás,
mas só pode ser vivida olhando-se para frente.
” – Soren Kierkegaard

 


The end! Chegamos ao fim de mais um ADF daquele jeito que você já conhece, com notícias enriquecedoras e bombásticas para todos os gostos. Aproveite o seu finalzinho da semana e até a próxima. 

Nos vemos no futuro. 🚀