Almanaque do Futuro 224
06 de setembro de 2024
Olá, tudo bem? 💛 Começamos a edição 224 do seu semanário favorito com uma reflexão: às vezes a grama do vizinho parece mais verde porque ele talvez esteja dando a ela o devido cuidado. Tire um momento de autocuidado e descubra o quanto seu próprio jardim pode florescer. Let’s bora?
Excelente leitura! 🤓
Foi bom enquanto durou… Será que esse é mesmo o fim do Twitter/X no Brasil?
A última coisa que eu poderia imaginar para 2024 era viver o fim da era do X, ou Twitter para os mais íntimos, mas cá estamos nós. Se você era ou não um usuário frequente da antiga rede do passarinho azul, em uma coisa todos podemos concordar: aquele era o vale dos memes, polêmicas e fofocas!
E falando em polêmicas, é óbvio que esse fim trágico deu o que falar e ainda está movimentando muitas falácias ao redor do Brasil todo com muitas dúvidas. “Será que ele vai voltar?”, “O que será de nós?”, “O que aconteceu de fato?”.
O que importa é o que interessa
A decisão veio após uma longa disputa entre Elon Musk e o STF, onde o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata da plataforma depois que Musk não nomeou um representante legal no Brasil, ignorando o prazo de 24 horas.
Desde abril, os dois vêm trocando farpas, mas em agosto a situação atingiu o limite com Musk fechando os escritórios do X no país e resultando no bloqueio da rede social em território nacional.
Mas calma, não vamos entrar em pânico (ainda). Estão rolando por aí alguns rumores de uma possível volta do X, mas até agora não temos nada além de um feed atualizando eternamente e pessoas migrando para outras redes sociais, como o Threads e o Bluesky, que inclusive já falamos por aqui.
O que nos resta agora, como ex-twitteiros de plantão, é um mar de perguntas e a espera de que um dia o nosso eterno Twitter ressurja das cinzas.
Mas, até lá, podemos aproveitar esse tempo para repensar os hábitos, focar no presente e, quem sabe, cultivar novas formas de nos conectar
Grandeur Heritage: Hyundai lança conceito de carro elétrico inspirado em um clássico da marca
Enquanto os carros elétricos lutam para conquistar seu lugar ao Sol, a Hyundai apresentou um conceito bastante interessante com o Hyundai Grandeur Heritage Series, um elétrico inspirado em um dos grandes sucessos da marca, o Hyundai Grandeur de 1986. E o resultado é, no mínimo, incrível!
Abraçando o futuro sem esquecer o passado
Ligando o passado e o futuro a Hyundai mandou muito bem com esse conceito retro futurista. O design clássico do Grandeur, avô do carro que foi vendido como Azera aqui no Brasil, de longe não parece ter mudado tanto, mas ao olhar mais de perto, logo podemos perceber sua nova aura cyberpunk, primeiro pelo detalhe dos farois futuristas e luzes até mesmo nas rodas.
Mas é por dentro que as coisas ficam ainda mais interessantes, o luxuoso estofamento em couro e veludo, iluminados pela ambientação interna, contrastam com tecnologicas telas que compõem o painel, o console e até o volante, criando o estilo que a Hyundai chamou de newtro (novo + retrô, como se o retrofuturismo já não fosse algo, né). E por baixo do capô as coisas também mudaram, claro, já que o motor a combustão deu lugar ao elétrico e sua bateria.
Mas como nem tudo são flores, a má notícia é que esse conceito nada mais é do que um… conceito. Pois é, por enquanto não vamos ver essa belezinha circulando pelas ruas. Mas em compensação, a Hyundai já anunciou que pretende lançar 21 novos carros elétricos até 2030.
E também um protótipo movido a hidrogênio, baseado em um conceito abandonado pela empresa nos anos 70, que também ficou irado.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
Alien, o 8º Passageiro (Filme)
O clássico primeiro filme da franquia Alien é uma boa pedida caso você nunca tenha dado uma chance para ele. Se era só um empurrãozinho que você precisava, pode se atirar sem medo nos três primeiros. Ou melhor, vai dar um medinho sim.
AssistaThe Umbrella Academy (Série)
A série norte-americana da Netflix, baseada na história em quadrinhos homônima criada por Gerard Way, acompanha os membros de uma família de super-heróis enquanto tentam desvendar a misteriosa morte do pai, ao mesmo tempo que enfrentam seus conflitos pessoais e lidam com suas diferentes habilidades.
Assista
Que tal uma pausa? KitKat lança campanha Break Better e destaca a importância de se desconectar
Dia agitado, celular vibrando, notificação chegando na tela do computador, cabeça a mil. De repente, você para, respira fundo e, em vez de checar mais uma notificação, abre um Kit Kat e decide realmente aproveitar a pausa em meio as pautas.
Foi exatamente essa a ideia da nova campanha de Kit Kat, “Beak Better”, um convite a transformar pausas comuns em experiências genuínas de desconexão, deixando as distrações digitais de lado e aproveitando o presente de verdade. Afinal de contas, uma pausa bem feita é o que recarrega as energias de corpo e mente.
De pouquinho em pouquinho, se vai ao longe
Desconectar e fazer pausas reais, mesmo que breves, é uma maneira eficaz de aliviar o estresse e cuidar da saúde mental. Em um mundo onde estamos sempre online, mergulhados num oceano de dopamina instantânea, esses momentos de respiro permitem uma reconexão com o que realmente importa. O benefício? São inúmeros, vamos lá: mais leveza, criatividade, produtividade, foco e bem-estar para encarar o restante do dia com a cabeça muito mais leve.
E aqui vai uma dica extra, por mais que pareça clichê e óbvia: tenha seus momentos para beber água, tomar um sol, ou até um lanche saudável. Exercitar o autocuidado, mesmo que por alguns minutos diários, nos tira do piloto automático e nos permite observar os detalhes da vida fora das telas, que por sinal mudam a nossa forma de enxergar o mundo.
Não tenha medo de tentar, tá? Pode parecer impossível no início, mas faça no seu ritmo e não deixe de praticar todos os dias, afinal de contas, quem planta colhe. Na semana que vem volte aqui e abra seu coração sobre os resultados que obteve nesses 7 dias. Partiu começar agora?
Tá de hack! Segundo paciente com chip da Neuralink está conseguindo jogar CS2
Fazia um tempinho que não falávamos sobre a Neuralink por aqui, então resolvemos trazer algumas atualizações sobre o polêmico chip cerebral que já foi implantado em um segundo e corajoso voluntário.
Cérebro vs máquinas
Mas vamos começar pelo início, Noland Arbaugh, 30 anos, havia perdido os seus movimentos do pescoço para baixo, ao bater a cabeça enquanto mergulhava com amigos em 2016. Após anos deitado em uma cama, em 29 de janeiro deste ano, ele foi o primeiro paciente a ter um chip da Neuralink instalado no seu cérebro. Após a recuperação ele ganhou a capacidade de controlar alguns dispositivos usando suas ondas cerebrais. Ele pode controlar o cursor do mouse, fazer posts em redes sociais, jogar xadrez online e até Mario Kart.
Agora parece que as coisas atingiram um novo nível. O segundo paciente que ainda não teve sua identidade revelada, é conhecido apenas como ‘’Alex’’. Ele já passou pela fase de recuperação e também já está controlando alguns dispositivos, mas pelo jeito ele prefere jogos mais emocionantes já que está se aventurando no Counter Strike 2!
Além do Link, como é chamado o dispositivo, ele também usa um tipo de mouse especial Quadstick, criado especialmente para pessoas tetraplégicas, para se movimentar pelo mapa, mas é o poder da sua mente que ele usa para mirar nos adversários e empilhar kills.
Fora a jogatina, Alex também consegue usar softwares para projetar objetos 3D e inclusive já projetou e imprimiu um suporte personalizado para o carregador do seu próprio dispositivo. Para chegar nesse ponto a Neuralink precisou corrigir alguns erros que aconteceram com o primeiro paciente, já que alguns eletrodos desconectaram do dispositivo e a cirurgia é muito delicada e invasiva para ser feita duas vezes.
Segundo a empresa, o próximo passo é aprimorar a interação do paciente com os controles externos e também permitir que o paciente possa interagir com o mundo físico através de braços robóticos. E é aí que as coisas ficam ainda mais interessantes.
Rapidinhas da Salvação 
- Por que o apelido “Méqui” do McDonald’s caiu na graça do povo?
Ver mais - A perda de US$ 279 bilhões da Nvidia derruba ações globais de chips.
Ver mais - Volvo abandona meta de vender apenas carros elétricos até 2030.
Ver mais - Amazon recorre à IA da Anthropic para reformular Alexa.
Ver mais - Americanas encerra atividades da carteira digital Ame.
Ver mais - Site (in)útil da semana: você é rápido no desenho?
Ver mais
Pensamentos de pensadores
para você pensar.
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e
você vai chamar isso de destino.” – Carl Gustav Jung
Chegamos ao fim de mais um Almanaque do Futuro. Agora que você nutriu a sua mente com notícias relevantes e de qualidade, te convido a fazer uma pausa para se reconectar com o mundo real. É rápido, fácil e indolor. 5 minutinhos hoje causam um grande impacto em um futuro muito próximo.😉 Agradecemos imensamente a sua presença!
Nos vemos no futuro. 🚀