Olá, tudo bem? Você piscou e já chegamos ao último trimestre do ano. São mais três meses de oportunidades para colocar seus objetivos em prática e fazer acontecer. Mas antes de qualquer coisa, aprecie sem moderação a edição 228 do seu semanário favorito. Apertem os cintos e let’s bora!
Uma excelente leitura! 🤓
Zoom na realidade! Meta apresenta seu óculos inteligente Orion AR
Hoje em dia já não é mais surpresa acordar com notícias de uma nova tecnologia revolucionária sendo criada. Mas algumas invenções ainda são capazes de nos deixar de queixo caído.
Esse é o caso da novidade da Meta, o novo óculos Orion AR. Pois é, o nosso amigo Zuck continua online no mercado da IA e agora também da AR (realidade aumentada).
Durante a apresentação do protótipo dos smart glasses, Mark diz que a Meta tem a ambição de tornar esse o dispositivo fundamental para futuras interações entre o mundo real e ambientes virtuais, descrevendo o Orion como uma “máquina do tempo” e eliminando a necessidade de interações com telas em ambientes digitais.
Além disso, Zuck também disse que o óculos tem potencial para tornar computadores e celulares como o próprio iPhone, obsoletos e ultrapassados. Será mesmo?
Um pouco estranho mas muito tecnológico
Apesar do modelo inusitado, com traços grossos e bem longe do minimalismo, as aplicações do Orion são realmente avançadas, tendo suas funções controladas por combinação de rastreamento ocular, comandos de voz e uma “interface neural”, que interpreta sinais associados aos gestos do usuário.
Ok, mas e onde isso nos deixa em relação aos outros óculos inteligentes que já existem no mercado?
Bem, enquanto o Orion promete revolucionar a interação com o digital, há oponentes que seguem outros caminhos, como os óculos Ray-Ban, também da Meta, que focam em uma abordagem mais simples, e o Apple Vision Pro, que eleva a experiência do usuário também com a realidade aumentada.
Podemos então, ousar em dizer que o Orion seria uma versão “evoluída” do modelo Ray-Ban, com mais recursos e uma janela pronta para ser aberta ao mundo de possibilidades que a AR tem a oferecer!
Nike x NIGO! Parceria com artista japonês traz referências nipônicas para o clássico Air Force III
A Nike lançando anime? Por essa ninguém esperava! Mas calma, é só a promoção da sua nova parceria com o estilista e músico NIGO. Tudo bem que a relação dele com os animes é exclusivamente o fato de ele ser japonês, mas isso já foi motivo suficiente para a Nike lançar um vídeo promocional inspirado nos clássicos desenhos nipônicos.
O megazord dos sneakers
Desde que surgiu em Tóquio nos anos 90, NIGO é referência quando o assunto é streetwear. E nessa primeira parceria com a Nike ele pode expressar e explorar todas as referências de filmes, músicas e tradições que influenciaram sua arte e seu gosto perspicaz pela moda.
O primeiro grande lançamento é um versão exclusiva do clássico Air Force III, mas carregada com uma forte inspiração nos tokusatsus, live-actions japoneses que inspiraram séries no mundo todo, no estilo Kamen Rider e Power Rangers. O sneaker exclusivo ainda traz uma releitura do logo+lettering da Nike, onde o nome da marca foi substituído por NIGO. Que moral, hein?!
Mas não é a primeira vez que a Nike se aventura na cultura japonesa, mais especificamente no mundo dos animes. Em uma parceria com o jogador da NBA, Zion Williamson, a empresa já havia lançado os exclusivos Naruto Air Jordans, que receberam a benção do próprio Masashi Kishimoto, criador do anime.
Agora, os primeiros produtos da parceria Nike x NIGO tiveram lançamento exclusivo no Japão no mês passado e serão lançados globalmente hoje (04/10) na SNKRS e em algumas lojas selecionadas.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
Os Sete Samurais (Filme)
Na tentativa de se livrar de constantes ataques de ladrões, uma pequena aldeia deposita seu pouco dinheiro e toda esperança em sete samurais. Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, pode ser uma experiência maçante, pela sua idade e longa duração, mas que vale todo o seu tempo caso seja um apaixonado pelos clássicos do cinema.
Assista
O Casal Perfeito (Série)
Na trama, acompanhamos um casamento de conto de fadas que se transforma em um pesadelo quando um misterioso assassinato acontece. À medida que os segredos começam a vir à tona, todos se tornam suspeitos, provando que, às vezes, a perfeição é apenas fachada.
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AI Washing! O que é e por que deve ser evitado pelas empresas?
Com o advento das tecnologias de IA (ou AI, artificial intelligence, em inglês), um novo termo surgiu no mercado para explanar os espertinhos que querem tirar proveito daqueles que pouco entendem sobre o assunto.
O termo foi baseado no famigerado greenwashing, que consiste no comportamento de algumas empresas que prometem mais do que cumprem quando o assunto é sustentabilidade. Por sua vez, este termo foi baseado em whitewashing, um termo usado no cinema para indicar o uso forçado de atores brancos em papéis onde não se encaixam.
Ela pode se voltar contra você!
O AI washing se refere ao exagero que algumas empresas cometem ao prometer inovações e soluções além do que seu produto pode realmente oferecer, simplesmente porque ele possui algum tipo de inteligência artificial integrada ou presente no processo de fabricação. Para pessoas leigas, qualquer anúncio de que a empresa utiliza IA em seus processos, pode ser o suficiente para fazê-las acreditar que aquele produto é super moderno e possui uma tecnologia avançada, e muitas empresas se aproveitam disso.
A verdade é que hoje em dia qualquer empresa pode utilizar inteligência artificial, podendo ela ser de grande importância para o processo, ou apenas exercer uma função irrisória para o resultado final do produto. Mas, segundo especialistas, o anúncio indevido e exagerado desse termo, pode prejudicar tanto a empresa, quanto a própria tecnologia, que passaria a ser levada cada vez menos a sério.
Portanto, para manter os bons costumes, é interessante que sua empresa seja sempre clara quanto ao uso de qualquer tipo de IA. É importantíssimo investir em estudos e treinamentos sobre o assunto para sua equipe, pois essas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os tipos de indústrias. Mas ao tratar com seu cliente, não seja vago e muito menos exagerado, seja específico quanto a natureza e a aplicação dela no seu trabalho e também sobre os resultados que ela traz para o seu produto. Não arrisque a integridade da confiança que seu cliente tem no seu trabalho.
Isso com certeza pode evitar qualquer transtorno e dor de cabeça para sua vida profissional!
Regra dos 10 minutos: ciência confirma eficácia de técnica usada por Steve Jobs
Você já se pegou tentando resolver uma situação por tanto tempo que a única coisa que veio à sua mente foi um nó de frustração ou um belo bloqueio criativo? A boa notícia é que a solução para este problema sempre esteve a poucos passos de você e o Steve Jobs é a prova disso.
O truque do mestre
Jobs acreditava que, quando um problema começava a se transformar em uma bola de neve, a melhor coisa a fazer era calçar os tênis e dar uma volta. Para ele, caminhar era como ter uma conversa séria com a própria mente. Jonathan Ive, seu amigo e colaborador, confirmava que muitas das ideias brilhantes da Apple nasceram durante passeios.
E a ciência, por sua vez, não deixa dúvidas, a neurocientista Mithu Storoni, em seu livro Hyperefficient: Optimize Your Brain to Transform the Way You Work”, afirma que caminhar realmente faz o cérebro funcionar melhor. Isso significa que, quando você se movimenta, está, na verdade, liberando espaço para a criatividade fluir.
E não para por aí! Estudos indicam que dar entre 8.000 e 10.000 passos por dia não é só uma meta para se sentir bem, é um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Esse hábito reduz o risco de doenças como demência, declínio cognitivo, melhora a função circulatória, cardiopulmonar e imunológica, além de proporcionar um boost no seu bem-estar.
Henry David Thoreau já dizia, “no momento em que minhas pernas começam a se mover, meus pensamentos começam a fluir.” E quem não quer uma dose de criatividade, não é mesmo?
Mas como aplicar essa estratégia? É aí que entra a famosa “regra dos 10 minutos”. Se você está travado em um problema há mais de dez minutos, levante-se e dê uma volta! Essa pausa não é só um descanso, é um convite para a sua mente se reconfigurar.
Caminhar permite que você afaste o foco da frustração e abra espaço para novas ideias. E se você é um leitor assíduo do ADF, sabe que há várias edições estamos batendo nessa tecla de que fazer pausas é extremamente importante. Então, que tal fazer um teste agora mesmo? Levante-se e sinta o poder de uma boa caminhada.
Rapidinhas da Salvação
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Pensamentos de pensadores
para você pensar.
“Se você sabe todas as coisas,
você deve estar mal informado.” – Provérbio Japonês
Chegamos ao fim de mais um ADF, e para fechar com chave de ouro, sugiro que você dê uma passadinha nas nossas redes sociais para dar uma conferida na NOVIDADE que acabou de sair do forno. Ah! E aproveita para compartilhar com os amigos, afinal, dica boa é dica compartilhada.
Nos vemos no futuro.