Oieee, tudo bem? As sextas são sempre mais felizes, afinal, você já sabe, né? É dia de ler com toda a calmaria o seu semanário de notícias favorito com as maiores controvérsias que estão acontecendo por aí e agora caíram quentinhas no seu e-mail. Falando em “quentinhas”, aproveite esse momento para apreciar uma boa xícara de café!
Excelente leitura!
Brinde à união: Coca-Cola inspira globalmente em novo comercial olímpico
Já consigo ouvir o som dos aplausos e as batidas ritmadas dos corações pulsantes que preenchem o estádio. Milhares de pessoas, de todas as partes do mundo, reunidas para testemunhar a grandiosidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. É um momento em que a adrenalina toma conta, onde cada segundo é carregado de emoção. E foi a partir desse cenário eletrizante que surgiu a nova campanha da Coca-Cola, “It’s Magic When the World Comes Together”.
Desde 1928, a Coca-Cola marca presença nos Jogos Olímpicos, completando 96 anos de participação este ano. Inspirada em momentos históricos, a nova campanha toca fundo no coração de quem assiste. Imagine-se em uma arquibancada, rodeado por uma mistura vibrante de culturas e línguas, mas sentindo a conexão inquebrável com todos ao seu redor. Bom, é exatamente essa a magia que a Coca-Cola captura.
A força de um abraço move montanhas
O comercial principal da campanha narra a tocante história de Tatjana Schoenmaker, nadadora campeã, e o abraço caloroso que compartilhou com suas colegas Lilly King, Kaylene Corbett e Annie Lazor após uma competição acirrada em Tóquio 2020. Essa imagem icônica, que viralizou na época, serve como símbolo do espírito olímpico. Não importa a nacionalidade, as diferenças são deixadas de lado em nome da amizade e do respeito.
Mas não para por aí. Ela se aprofunda nas páginas da história olímpica, relembrando momentos marcantes como o abraço entre 12 nadadores em Tóquio 2020 e a corajosa defesa de John Wing pela solidariedade entre atletas em Melbourne 1956.
No desenrolar do comercial, vemos espectadores em Paris e ao redor do mundo inspirados a se abraçarem, criando um efeito cascata de alegria e conexão. Em cada canto do globo, as pessoas se sentem parte de algo maior, uma celebração compartilhada que transcende fronteiras e diferenças.
Com as Olimpíadas começando no dia 26 de julho, a expectativa é que essa mensagem de união ressoe ainda mais forte. A Coca-Cola não está apenas promovendo seu produto, está acendendo uma chama de esperança que existe dentro de cada um de nós. E assim, cada gole durante os Jogos de Paris será um brinde à magia que acontece quando o mundo se une.
Jetpacks – Parte I: O passado de uma tecnologia que ainda estamos esperando
Falando em Olimpíadas, em 1984 a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles, fez o mundo todo delirar em sonhos futuristas quando um homem apareceu voando em um JETPACK à la James Bond no filme de 1965, 007 – Thunderball.
Sim, muito antes do GTA San Andreas, lá nos anos 80, os americanos nos iludiram com a ideia de que logo estaríamos usando um motor de foguete acoplado nas costas para ir para o trabalho. Mas décadas passaram e nós ainda nos vemos parando de semáforo em semáforo, mais próximos do chão do que esperávamos.
Voar, voar, subir, subir!
A primeira pessoa a pensar no conceito do que viria a ser um jetpack foi o russo Alexander Andreev em 1919, mas foram os nazistas os primeiros a construírem um Himmelstürmer ou ‘Sky Stormer’. A ideia era que os engenheiros combatentes pudessem cruzar rios ou campos minados com saltos de até 70 metros de comprimento. O protótipo alemão ainda estava em fase experimental no final da guerra quando foi entregue aos americanos, chegando às mãos do engenheiro de foguetes Wendell Moore.
Com um incentivo monetário do Exército dos EUA, após 3 anos de testes, o Rocket Belt fez seu primeiro voo livre em 1961. Moore escolheu a dedo um piloto sem experiência para dominar o dispositivo, o filho do vizinho. Bill Suitor passou por meses de treinamento para se tornar o melhor piloto de jetpack do seu tempo e descreveu a experiência como “tentar se equilibrar em pé sobre uma bola de praia no oceano”. Parece fácil, né?
É claro que naquela época havia uma certa carência quanto à segurança das coisas e o piloto tinha um tanque de nitrogênio pressurizado bem próximo da sua coluna. Esse nitrogênio empurrava peróxido de hidrogênio através de um catalisador de prata e a quebra química gerava vapor de alta pressão, impulsionando o dispositivo às alturas, num voo curto de 21 segundos.
Porém, por mais que o tempo de voo tenha sido aprimorado para 5 minutos com o novo motor turbojato WR19, o peso do equipamento e a dificuldade de manuseio dificultam seu uso em grande escala, mesmo no meio militar. Contudo isso não impediu Bill Suitor de ser dublê de James Bond e nem sua triunfal aparição na abertura dos Jogos Olímpicos de 84.
Hoje em dia existem empresas testando jetpacks para resgates, deliverys ou apenas por diversão, e na próxima edição vamos falar um pouco mais sobre elas.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
007 – Casino Royale(Filme)
O primeiro 007 de Daniel Craig marca também a primeira missão de James Bond com licença para matar. Logicamente cheio de ação, diálogos virtuosos e ninguém menos que Mads Mikkelsen como vilão, pode apostar neste que é um dos melhores filmes da franquia!
Assista
Pedaço de Mim(Série)
Você sabia que existe um fenômeno raro que possibilita a gravidez de gêmeos de pais diferentes? Pois é, a medicina denomina esse acontecimento como superfecundação heteropaternal, e é exatamente o que acontece com a protagonista da série, Liana, que descobre estar grávida de dois homens distintos após um fim de semana conturbado.
Assista
Visite Oslo! Campanha aponta defeitos da cidade como estratégia para atrair turistas
“São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única”, já ouvimos isso antes na história da Bela e a Fera. No caso de Oslo, a capital da Noruega, são as particularidades que tornam a cidade singular e encantadora.
Quem diria que um comercial apontando pequenas “falhas” da cidade poderia atrair milhares de turistas? Pois é! Parece que essa estratégia um tanto peculiar deu muito certo na nova campanha “Visit Oslo”, idealizada pela agência NewsLab, que usa o humor nórdico para destacar a “colina dos deuses”, Oslo.
Defeitos? Acho que não…
Com o slogan “Eu não viria aqui”, e utilizando um tom de ironia, a campanha cria uma espécie de sátira com os problemas da cidade com o objetivo de revelar suas verdadeiras qualidades, como os museus sem filas e os restaurantes sem espera, enfatizando que “tudo é tão disponível”.
Durante o vídeo, um morador local conta tudo o que há de errado com Oslo, enquanto compartilha exatamente o que a torna única e ainda mais bonita, destacando atrações como a Fortaleza de Akershus e o museu dedicado ao artista Edvard Munch.
Apesar de parecer uma proposta controversa, é uma forma de comunicação atraente. Especialmente nesse momento em que os destinos turísticos mais populares do mundo como o Japão, Veneza e Barcelona estão passando por um boom e sendo atingidos pelo turismo excessivo.
“O fato de não ser tão famosa e lotada quanto algumas outras capitais é algo que deveríamos começar a destacar como um benefício”, disse Anne-Signe Fagereng, diretora de marketing da Visit Oslo.
Oslo, a maior cidade da Noruega, pode até não ser perfeita, mas é exatamente isso que a torna tão especial. Afinal, quem precisa de perfeição quando se pode ter toda a autenticidade do mundo?
Gateway: NASA apresenta seu projeto para nova estação espacial na órbita lunar
Com o adeus para a Estação Espacial Internacional programado para o final desta década, a NASA não está perdendo tempo com o planejamento da sua substituta. Mas dessa vez o plano é um pouco mais ambicioso pois, diferente da ISS que orbita nosso planeta há mais de duas décadas, a Gateway vai passar sua vida útil orbitando a Lua.
A previsão é que os primeiros módulos que formarão a nova estação espacial sejam enviados ao espaço com a missão Artemis IV, prevista para 2028.
Estamos de mudança
Diversas empresas estão participando da construção dos diversos módulos e naves da Gateway, entre elas a Northrop Grumman, aquela mesma responsável pelos bombardeiros americanos B-2 Bomber e o drone subaquático que falamos para você algumas edições atrás. Ela está desenvolvendo o HALO (Habitation and Logistics Outpost) que será a casa dos astronautas, lugar para conduzirem experimentos e se preparar para as missões no Polo Sul da Lua.
O HALO, que está atualmente em testes em Turim, na Itália, terá portas de ancoragem para a Lunar View, um módulo de abastecimento desenvolvido pela Agência Espacial Europeia e também terá portas de ancoragem para naves da SpaceX Starship e o Blue Origin Blue Moon.
Estar tão próximo do nosso satélite natural vai tornar a presença humana na Lua cada vez mais frequente, avançando nossos estudos e preparando o terreno para fazer dela um trampolim para a exploração de Marte. Ainda vai levar alguns anos, mas a NASA lançou um vídeo de como vai ser nossa nova casa no espaço e nos vemos ansiosos pelas novas aventuras no espaço.
Rapidinhas da Salvação
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Pensamentos de pensadores
para você pensar.
“Alegria é um sol brilhante dentro do coração.” – José Mauro
de Vasconcelos