Aconteceu! Do jeito que ninguém esperava.

Tempo de Leitura: 9 minutos

Almanaque do Futuro 198

8 de março de 2024

Olá, como vai você? Mais um Almanaque do Futuro começando por aqui na edição 198 da sua newsletter preferida de todas as semanas. Mais uma vez, selecionamos notícias que certamente vão mudar a sua maneira de enxergar o futuro, porque estão mudando a nossa vida, agora mesmo, no presente. Bora para mais um Almanaque?

Tenha uma excelente leitura.


As lendas vivem! Versão limitada da chuteira Puma King, em homenagem a Pelé e Cruyff

O eterno Rei Pelé agora está eternizado nas chuteiras do esporte que fez o seu coração pulsar durante tantos anos de uma brilhante carreira. Como uma verdadeira lenda eternizada, a Puma lança uma versão limitada e super especial do clássico modelo Puma King, homenageando Pelé, o Rei do Futebol, e Cruyff, um dos maiores ídolos da história do Barcelona.

Uma chuteira com história para contar…

O lançamento é uma edição limitada da linha de chuteiras mais conhecida da marca alemã, e se destaca por detalhes com os rostos de ambos os jogadores bordados, bem como os logos King personalizados com as icônicas numerações ’10’ de Pelé e ’14’ de Cruyff. O modelo escolhido para representar todo esse legado não poderia ser outro, afinal, a clássica chuteira foi usada ao longo da história por grandes nomes, inclusive, anteriormente por Pelé, na Copa de 1970. No ano da copa, o rei do futebol usou a chuteira durante toda a competição e chegou, junto com a seleção brasileira, ao seu terceiro título mundial, o que deixou a King ainda mais famosa, se tornando uma das chuteiras mais vendidas da história.

O modelo exclusivo da chuteira King surge em duas cores, que recortam o preto clássico da linha: amarelo, na versão em homenagem a Pelé, e laranja na chuteira que homenageia Cruyff. As cores escolhidas são as utilizadas pelos craques ao defender seus respectivos países dentro de campo.

Além disso, para ressaltar o compromisso com a sustentabilidade, a Puma desenvolveu os novos modelos das chuteiras com o couro K-Better, uma inovação própria da marca, que não utiliza matéria-prima de base animal em sua confecção. Ainda, o cabedal da chuteira também segue a proposta de ser mais sustentável, contendo pelo menos 20% de material reciclado.

Seguindo nessa mesma ideia de aliar a moda em homenagem a grandes nomes do futebol, a Puma anteriormente já havia lançado outras versões legacy da Puma King. Na ocasião, a marca homenageou, além de Pelé e Cruyff, lendas como Maradona, Eusébio e Matthaus, todos conhecidos por utilizar as chuteiras da Puma em campo.

A Puma está fazendo história diante dos nossos olhos, passando para gerações toda a paixão que impulsionou grandes ídolos do futebol a alcançarem a sua grandeza!

Nós adoramos essa coleção e estamos curiosos para ver de pertinho a homenagem da Puma aos ídolos que brilham no campo. E você?


The line: começa a construção da cidade futurista no deserto da Arábia Saudita.

Espera um pouco… essa notícia não é estranha para você, né? Bem, já falamos dessa famosa caixa cromada no meio do deserto da Arábia Saudita antes, mas agora trouxemos atualizações quentinhas diretamente do futuro. Essa grande construção futurista que até então víamos apenas em filme de sci-fi agora está saindo do papel e se tornando mais real do que nunca!

O investimento trilionário, comandado pela companhia NEOM, tem como líder ninguém menos do que o príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman. A megacidade de formato linear será composta por dois arranha-céus espelhados frente a frente, que terão comprimento de 170 quilômetros e altura de 500 metros. A previsão final de entrega é para 2024 mas já podemos ver a primeira das quatro regiões das quatro construções ganhando forma.

Recentemente, um conjunto de imagens aéreas revelou os trabalhos em andamento na megacidade The Line, uma das regiões do projeto NEOM, no porto de Oxagon e no resort Sindalah. As imagens, compartilhadas pelo diretor de operações da The Line, Giles Pendleton, mostram o progresso da construção no deserto.

Um projeto em avanço!

Além disso, o diretor responsável pela The Line também compartilhou fotos aéreas de hotéis em construção no resort da ilha de Sindalah e outros empreendimentos no porto de Oxagon. Segundo ele, as imagens, publicadas em post intitulado “Neom é real”, comprovam que o projeto está avançando gradualmente.

Projetado pelo estúdio italiano Luca Dini Design and Architecture, o luxuoso resort Sindalah no Mar Vermelho está planejado como a primeira região do projeto NEOM a ser concluída e a expectativa é que comece a receber hóspedes ainda em 2024.

Será que em breve já teremos fotos nas redes sociais dos hóspedes curtindo as férias nessa cidade futurista? O que você acha sobre isso?


Confira o que a equipe Flowww anda assistindo


  • O Agente da U.N.C.L.E (Filme)
    Uma improvável e forçada união entre um americano da CIA e um russo da KGB investiga uma  organização criminosa internacional que está distribuindo armas e tecnologias nucleares. Um filme de ação divertido e elegante, escrito e dirigido por Guy Richie.
    Assista
  • Daisy Jones and The Six (Série)
    Baseada no livro de mesmo nome de Taylor Jenkins Reid, a série conta a história de uma banda de rock dos anos 70, desde sua ascensão espetacular até a sua queda. A protagonista, Daisy Jones, é uma enigmática cantora e compositora que amadurece no cenário musical do rock em Los Angeles.
    Assista

Galaxy Ring: Samsung apresenta novo dispositivo para ajudar no seu cuidado com a saúde.

Uma coisa que podemos prever é que no futuro a tecnologia estará em cada mínimo detalhe. No seu espelho, na sua xícara de café, na sua roupa e até mesmo nos seus adornos pessoais. E nem estamos falando de um futuro distante.

Prova disso é o próximo lançamento da Samsung, um anel inteligente, um dispositivo criado para monitorar a saúde do usuário. Ele pode acompanhar batimentos cardíacos, respiração e monitorar o sono da pessoa.

Um anel para a sua saúde governar!

Ele não vai te dar poderes de longevidade e nem possuir sua alma, como o anel de Sauron. Pelo contrário, ele vem para ser um parceiro para aqueles que se preocupam com a saúde e gostam de saber como anda o funcionamento da máquina que chamamos de corpo. O Galaxy Ring foi apresentado na MWC 2024, a maior feira tech do mundo, que aconteceu no final do mês passado em Barcelona.

Ao contrário do que se possa imaginar, o dispositivo é bastante discreto, mais leve que um anel comum e vem em três cores: preto, prata e dourado, para mostrar que nem tudo que reluz é ouro, mas ainda assim, pode custar caro. Bem, isso é o que se espera, já que a empresa ainda não divulgou os valores e nem a data para o lançamento do produto.

Todas as informações coletadas pelo anel serão enviadas para o app Samsung Health, que já está disponível para  smartphones e smartwatches da marca. A Samsung ainda vai além, em uma parceria já existente com o app que ajuda no planejamento de gravidez e contracepção, Natural Cycles, a ideia é que o anel monitore até mesmo o ciclo menstrual das mulheres, algo que o Galaxy Watch já é capaz de fazer.

Ou seja, num futuro próximo, se você se pegar sem preservativo bem na hora H, um anel pode te salvar apontando se a bandeira está verde para o amor ou não.


O fim está próximo? Quais os impactos de uma tempestade solar atingindo a Terra?

Talvez você tenha se deparado com notícias sobre uma possível tempestade solar que pode devastar nossos meios de comunicação e que poderia acontecer devido às altas atividades de explosões no Sol, que atingiram um pico no ano passado. Mas o que é verdade e o que é historinha nessas notícias apocalípticas que tem circulado?

Em primeiro lugar vamos ao que interessa, será que é mesmo possível que uma tempestade geomagnética atinja a Terra? A resposta é, SIM é possível! E isso já aconteceu no passado, mais precisamente em 1859, em um acontecimento que ficou conhecido como o Evento de Carrington.

O fim TALVEZ esteja próximo…

Naquele período da história, muito antes dos smartphones, celulares e antes até dos telefones tradicionais que a gente já nem lembra direito, a humanidade se comunicava através de telégrafos. Uma tecnologia que utilizava a corrente elétrica para enviar mensagens codificadas através de código Morse. E quando as partículas de energia ejetadas pelo Sol atingiram a Terra naquele ano, a magnetosfera do planeta foi preenchida por partículas carregadas, induzindo correntes elétricas no solo do planeta. Alguns telégrafos passaram a funcionar sem estarem ligados às baterias e outros entraram em pane, causando choques elétricos em seus operadores.

Essas explosões causam também as famosas auroras boreais, que dão aquele efeito mágico no céu das altas regiões do hemisfério norte e naquele ano ficaram tão intensas que foram vistas até no México e há quem diga que no Brasil também.

E você deve pensar, ‘’que maravilha, energia gratuita e um show de luzes no céu’’ mas nem tudo são flores. Cento e trinta anos depois do Evento de Carrington, em 1989, uma tempestade solar muito menos intensa deixou a província de Quebec, no Canadá, sem luz. Isso porque a rede elétrica da província não suportou as correntes induzidas no solo, deixando 6 milhões de pessoas sem luz por quase 10 horas.

O ciclo solar atual chegou ao seu pico no ano passado, um pico de atividade tão intenso quanto aquele de 1959 e a possibilidade de enfrentarmos outro evento desses existe sim, mas as variáveis para que aconteça são grandes. Alguns argumentam que as redes elétricas de hoje possuem sistemas para lidar com anomalias elétricas, mas isso não pouparia a dor de cabeça de se lidar com blecautes de sabe-se lá quanto tempo. Redes não tão modernas de países mais ‘’modestos’’ seriam as que mais sofreriam e isso seria um grande problema.

Segunda a cientista Sangeetha Abdu Jyothi, que liderou um estudo sobre o assunto, em um caso extremo, a internet poderia sofrer impactos pois os cabos oceânicos intercontinentais seriam os mais vulneráveis, por causa dos componentes eletrônicos presentes nos cabos que acabariam sucumbindo às altas correntes, cortando o fornecimento da rede diretamente da fonte.

Porém, tudo é especulação e isso não é motivo para pânico. Só saberíamos os impactos reais quando isso acontecesse e infelizmente ainda não somos capazes de prever as atividades solares para nos defendermos disso. O que nos resta é seguirmos nossa vida terrena torcendo para que nosso planeta escape, por pura sorte, de cada investida dessas poderosas explosões.


Rapidinhas da Salvação 🙌

  • Brasileiros lançam ‘Steam da Pirataria’ e não temem Nintendo. 
    Ver mais
  • Nubank lança nova campanha estrelada por Stevie Wonder.
    Ver mais
  • Episódio sobre “O futuro da inteligência artificial no cinema” do NerdCast
    Ver mais
  • Ex-engenheiro do Google é acusado de roubar ‘segredos de IA’ para vender para empresa chinesa.
    Ver mais
  • Barbie faz a primeira boneca de uma indígena.
    Ver mais

Pensamentos de pensadores
para você pensar.

“O que se leva dessa vida é o que se vive,
é o que se faz.”  – Charlie Brown Jr.


Chegamos ao fim de mais um Almanaque do Futuro. Nesta edição você recebeu uma atualização precisa, controversa e incrível sobre tudo que está acontecendo com o nosso mundo hoje e que está mudando a nossa vida, amanhã. Agradecemos muito a sua leitura e esperamos te ver por aqui na próxima semana.

Nos vemos no futuro.