Almanaque do Futuro 218
26 de julho de 2024
Olá, tudo bem? Voltamos a programação normal! A edição 218 do seu semanário favorito está simplesmente fantástica e nós podemos provar: notícias com muito mistério, ciência, tecnologia e marketing esperam por você a poucos segundos de distância. Preparados para essa aventura? Então let’s bora!
Desejamos uma excelente leitura!
Diferenciação: o segredo que pode fazer sua marca se destacar no mercado
No mundo em que vivemos, estamos cercados de marcas, onde cada uma tenta atrair o máximo de clientes possível. Porém, em meio a tanta concorrência, algumas se destacam de forma brilhante, atraindo um fluxo constante de consumidores. O segredo? Elas não apenas vendem, como criam experiências, contam histórias e constroem uma presença que vai além da fachada.
E digo mais, a essa altura do campeonato, já sabemos que se tornar significativamente diferenciado é a chave para o sucesso. E segundo um estudo baseado em 6,5 bilhões de dados coletados ao longo da última década, revelou que marcas diferenciadas conseguem até cinco vezes mais penetração de mercado do que aquelas com poucas diferenças notáveis.
Mas como alcançar essa diferenciação?
A resposta está na Blueprint for Brand Growth da Kantar (empresa líder mundial em dados, insights e consultoria), que desenvolveu um modelo que identifica três aceleradores essenciais e indispensáveis para o crescimento das marcas. Tornar-se destaque em meio a multidão e conquistar o coração dos consumidores envolve predispor mais pessoas, estar mais presente e encontrar novos espaços (os três aceleradores).
O sucesso das marcas que adotam essa abordagem foi reconhecido pela Blueprint for Brand Growth, destacando o papel crucial do marketing e da compreensão do comportamento do consumidor. Para as empresas que buscam se destacar no mercado atual, adotar esses aceleradores é mais do que uma estratégia, é uma necessidade.
Para toda e qualquer empresa, entender e aplicar esses princípios pode ser a diferença entre ser mais uma loja na cidade ou se tornar um destino prazeroso e bem-visto, onde os clientes não apenas compram, mas vivenciam uma história. E é essa história que os trazem de volta, vez após vez.
Por isso, entenda a fundo o seu mercado e seus consumidores, e entregue muito além do que realmente estão esperando. Crie soluções, experiência e agregue valor em toda a jornada de compra, e veja a mudança acontecer no seu negócio.
Fica frio aí! Conheça laboratórios americanos que trabalham com criogenia
Quem não gostaria de viver para sempre? Corpos humanos congelados aparecem com frequência nos filmes de ficção científica, principalmente quando viagens e missões espaciais estão envolvidas. Mas será que a tecnologia da criogenia realmente funciona?
Medicina, ciência ou ficção?
A criogenia nada mais é do que a ciência que estuda a produção e os efeitos de baixas temperaturas em processos específicos. Ela pode ser usada, por exemplo, na supercondutividade, no congelamento rápido de alimentos, na conservação de embriões ou também de formas super inusitadas, como para o congelamento de corpos humanos.
Pois é, a gente sabe que essa ideia até parece coisa de filme de ficção, mas não é bem assim. Só nos Estados Unidos, mais de 331 pessoas já foram congeladas em tanques de nitrogênio líquido a 196 graus negativos, em dois dos maiores laboratórios de criogenia do planeta: o Cryonics Institute, que fica em Michigan, e o Alcor Life Extension Foundation, no Arizona.
Mas como funciona todo esse processo? Na teoria, o processo de criopreservação (congelamento do corpo humano) é simples. Primeiro, o sangue é drenado do corpo e, em seguida, substituído por um líquido com o objetivo de evitar a formação de cristais de gelo que podem causar danos nas células do organismo. Depois, o corpo é submetido a baixas temperaturas até ser finalmente levado para um tanque de nitrogênio líquido, onde permanece de cabeça para baixo.
Arriscado ou não, já tem muita gente na fila para entrar no gelo! E você, acha essa uma ideia insana ou a solução para a imortalidade, se é que isso será possível algum dia?
E falando em ficção e filmes, você sabia que existe uma lenda de que Walt Disney, o criador do Mickey Mouse, foi congelado após sua morte? Apesar de ser só um boato, essa história é famosa e desperta muita curiosidade sobre a criogenia ao redor do mundo todo. Se ficou curioso e quer saber mais, confere lá nas rapidinhas.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
O Telefone Preto (Filme)
Um filme de terror e suspense com um antagonista icônico, capaz de causar uma mistura de medo e fascínio. Na trama acompanhamos Finney, um garoto de 13 anos que é sequestrado por um assassino mascarado e é mantido em um porão onde encontra um telefone que começa a tocar, e ele logo descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do maníaco.
Assista
A Grande Ilusão(Série)
Após a ex-soldada Maya ver imagens do marido morto em uma câmera espiã, ela acaba descobrindo uma grande conspiração envolvendo pessoas de sua família. Com a ajuda do detetive Sami Kierce para investigar o homicídio e acaba descobrindo novos mistérios.
Assista
Nostalgia! iPad agora possui emulador funcional para Windows XP e consoles antigos
Os usuários de iPad mais saudosistas podem comemorar porque a Apple aprovou um aplicativo que pode emular o bom e velho Windows XP! E mais do que isso, o UTM SE também consegue emular outros sistemas operacionais e até alguns consoles antigos.
‘’No meu tempo era melhor’’
Quem já estava online na virada do século sabe como o Windows XP foi um sucesso absoluto e revolucionário. Possivelmente foi ele quem deu as boas-vindas para a maioria dos usuários de PC ativos hoje em dia.
Quem é que não se lembra da experiência de poder personalizar todo seu desktop, podendo transformar totalmente o design criado pela Microsoft em um caos estético? Ter a opção de passar o tempo jogando Paciência tradicional ou Paciência Spider. E mudar a aparência do Media Player com inúmeras opções de skins.
Isso sem falar no inesquecível MSN, onde você teclava com os amigos, enviava emoticons e figurinhas muito antes do WhatsApp sonhar em existir. Rolava até aquelas indiretas no subnick, que também mostrava a música que você estava ouvindo.
Mas enfim, chega desse papo de boomer! Se você quer reviver essa e outras experiências retrógradas no seu iPad, baixe o app e escolha entre as opções a que mais te agrada! Não tem iPad? Então dá uma passada nas rapidinhas pra sentir um gostinho de voltar ao passado.
De volta a Idade da Pedra: descoberta de cavernas pode favorecer a presença humana na Lua
Cada vez estamos mais próximos do dia em que o homem, e agora também a mulher, irão pisar em solo lunar outra vez. Uma espera de mais de cinco décadas, desde que a Apollo 17 retornou de lá em 1972, com o comandante Eugene Cernan, o cientista Harrison Schmitt e o piloto do módulo de comando Ronald Evans, as três últimas pessoas que visitaram o nosso satélite.
E se tudo ocorrer conforme o planejado, até o final desta década daremos mais um grande passo para a humanidade, não só realizando um moonwalk literal, como também dando início a construção da Estação Gateway. A nova estação espacial que irá orbitar a Lua vai permitir uma presença humana cada vez mais frequente por lá, além de facilitar o plano de construirmos uma base em solo lunar.
O mundo dá voltas e a Lua também
Depois que a humanidade decidiu que viver em árvores era coisa do passado, imóveis cavernosos passaram a ser o melhor investimento do período Paleolítico, mas isso também ficou para trás. Passamos a morar em caixas de madeira, da madeira passamos para o concreto e muita coisa mudou desde então. Hoje exploramos o cosmos em busca de possíveis novas moradas e, por uma grande ironia do destino, é bem possível que o próximo passo seja voltar a viver em cavernas. Pois é!
E não, não é a moda reciclando coisas antiquadas, é por uma questão de oportunidade. Acontece que o nosso plano de construir uma base, uma espécie de laboratório em solo lunar, pode ser facilitado pela descoberta de cavernas na Lua. Ou melhor, a confirmação da existência de tubos de lava, uma rede de grandes entranhas rochosas subterrâneas e interligadas, realizada através do Lunar Reconnaissance Orbiter, uma nave não tripulada da NASA que mapeia o solo lunar desde 2009.
Coincidência ou não, a descoberta ocorreu na mesma região da Lua em que ocorreu o pouso da Apollo 11, que levou os primeiros astronautas para a Lua em 1969. E agora a confirmação desses tubos de lava coloca à nossa disposição um excelente local para proteger nossos astronautas contra radiação, mudanças drásticas de temperatura e até possíveis impactos de meteoritos, podendo ser uma ótima opção para construirmos a primeira base humana por lá.
Mais uma grande descoberta que impulsiona a humanidade a se tornar uma civilização galáctica. Agora, se vamos durar o suficiente para conseguir ou se isso é bom ou não para o universo, são respostas que ainda não temos. Só nos resta acompanhar o desenrolar dessa parte da história do homem, e da mulher, é claro.
Pensamentos de pensadores
para você pensar.
“Se você consegue sonhar, consegue fazer.” – Walt Disney
Rapidinhas da Salvação 
- Bruna Tavares lança aplicativo para pessoas com baixa ou nenhuma visão
Ver mais - NASA transmite vídeo em 4K entre avião e ISS pela 1ª vez.
Ver mais - Relatório da Crowdstrike explica apagão cibernético.
Ver mais - Nike provoca ao exaltar espírito competitivo para as Olimpíadas de Paris 2024.
Ver mais - Nestlé resgata memórias de receitas para celebrar o Dia dos Avós.
Ver mais - Walt Disney realmente foi congelado através de criogenia?
Ver mais - Site (in)útil da semana: relembre o bom e velho Windows XP.
Ver mais
Bom mesmo é finalizar a semana assim, com notícias quentinhas, precisas e controversas sobre tudo o que está acontecendo no mundo. Vamos nos despedindo por aqui, mas antes de tudo, queremos agradecer mais uma vez a sua ilustre presença e esperamos por você na próxima semana.
Nos vemos no futuro.