Extra, extra! Direto do futuro de presente pra você.

Tempo de Leitura: 10 minutos

Almanaque do Futuro 227

27 de setembro de 2024

Olá, tudo bem? Nem tudo está sob seu controle. Na verdade, a maioria das coisas você simplesmente não pode controlar. Então, ao invés de se preocupar o tempo todo, que tal focar no agora? Nesta edição do Almanaque do Futuro, prepare-se para receber sua dose diária de insights que vão te ajudar a navegar no que vem por aí. Let’s bora!

Boa leitura! 🧡🦒


Juntos pelo Sul! Adidas lança camisa com lucro revertido para reforma de espaços esportivos no RS

No último 20 de setembro, Dia do Gaúcho, a Adidas lançou uma camiseta especial em apoio ao Rio Grande do Sul. A campanha contou com duas grandes lendas do futebol gaúcho, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, técnico multicampeão pelo Grêmio, e Andrés D’Alessandro, ex-jogador e multicampeão pelo Inter, além dos atletas Analuyza França, Alan Patrick, Tamara Bolt e Thiago Maia.

Segundo a Adidas, o lucro das vendas da camiseta, que leva as cores da bandeira do RS, será revertido para reformas de espaços esportivos que foram afetados pelas enchentes que atingiram o estado na primeira metade deste ano. A ação ‘’Jogamos Juntos Pelo Sul’’ está sendo realizada em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa).

A luta segue!

Passaram-se meses, o nível da água baixou, mas as cicatrizes ainda são profundas. Basta pegar a estrada pelo interior do estado para ver as marcas, ainda expostas, da força da natureza. Nas mídias o assunto perdeu o ‘’hype’’ e pouco se fala que existem famílias que ainda estão limpando seus lares manchados pela lama, isso sem mencionar aquelas que nem puderam voltar para suas casas.

E para piorar, o estado voltou a entrar em alerta vermelho com o alto volume acumulado de chuva nesta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta para 92 cidades, em alguns locais o volume acumulado chega a 300 mm, o equivalente a 2 meses de chuva em apenas 2 dias. Por isso, todos os esforços voltados para apoiar o RS, ainda são bem-vindos.

Mas voltando à campanha da Adidas, ter uma edição limitada da marca pode ser uma boa forma de contribuir, caso você não tenha uma forma mais direta de ajudar. Foram feitas apenas 5.570 peças, o mesmo número de cidades do Brasil, para simbolizar a união do país pela causa e você pode adquirir diretamente no site.


O céu é o limite? Chilli Beans envia óculos ao espaço em parceria com a NASA

A Chilli Beans decidiu ultrapassar todos os limites (e a atmosfera terrestre) com a sua mais nova campanha. Em colaboração com a Sent Into Space, empresa especializada em lançamentos comerciais na atmosfera, a marca de óculos e acessórios famosa por suas inovações ousadas está enviando cinco de seus 18 produtos para o espaço.

Mas qual o objetivo dessa campanha? A resposta é simples (ou nem tanto): divulgar a nova coleção inspirada na NASA, sendo a primeira marca brasileira de óculos a lançar produtos no espaço.

Astronautas por um dia, ou melhor, 2 horas e meia

Em uma operação digna de filme de ficção científica, quatro óculos e um relógio da coleção serão colocados em um balão meteorológico. Preenchido com gás hidrogênio, o balão irá subir e se expandir até alcançar o limite da estratosfera. Assim que esse balão estourar, os itens retornarão à Terra em um pouso controlado, e o processo será registrado em uma minissérie de três episódios que será lançada nas redes sociais da Chilli Beans.

Quando voltarem ao solo, os produtos receberão um certificado exclusivo que comprova sua aventura intergaláctica. Esses itens serão exibidos na loja conceito da marca, na icônica Oscar Freire, e também enviados para influenciadores do mundo da astronomia.

Inspirada nas constelações, planetas e até no lendário disco de ouro Voyager (primeira sonda a entrar no espaço interestelar em 1977), a linha traz detalhes únicos. O destaque é o modelo inspirado no buraco negro, que estampa “black hole” e “cosmic silence” em seu interior, uma peça que faz até os mais estilosos se sentirem como verdadeiros exploradores do espaço-tempo.

Bom, podemos ver que a Chilli Beans conseguiu transformar um simples acessório em algo épico, misturando ciência, moda e entretenimento em uma ação que nos faz imaginar que o céu, ou melhor, o espaço, não é o limite para a criatividade.


Confira o que a equipe Flowww anda assistindo


  • Sound of Metal
    (Filme)
    A vida de um baterista de metal entra em queda livre quando ele começa a perder a audição. Enquanto lida com as mudanças, ele percebe que duas grandes paixões estão em jogo: a música e sua namorada, Lou. Uma jornada emocionante sobre perda, aceitação e a reconexão com o que realmente importa.
    Assista

  • Monstros: Irmãos Menendez (Série)
    Uma série para você assistir se estiver preparado para se chocar com um dos crimes mais aterrorizantes dos EUA: dois jovens da alta sociedade, Lyle e Erik Menendez, assassinam seus pais em Beverly Hills, na Califórnia. O motivo? Bem, é o que intriga muitas pessoas até hoje.
    Assista

Mova-se! Asics lança campanha com Brian Cox para falar sobre saúde no mundo corporativo

Você está agora no seu trabalho, lendo este e-mail sentado na sua mesa? Então, cuidado! Você está correndo um sério risco! Sua saúde física e mental correm perigo e a Asics chamou ninguém menos que Brian Cox para fazer você entender isso da maneira mais intimidadora possível.

Isso porque a nova campanha da marca japonesa de tênis esportivos quer escancarar os riscos que o mundo corporativo pode trazer para a sua vida. Como? Incentivando você a se mover, pela sanidade da sua mente!

15 minuto fazem toda a diferença

No vídeo Brian Cox é incisivo ao afirmar que passar o dia sentado é uma má ideia para o futuro do seu corpo e da sua mente. Conhecido por papéis em filmes memoráveis como Coração Valente, Tróia e mais recentemente pela série Succession, o ator escocês usa sua atuação imponente para criticar práticas corporativas que podem ser consideradas ‘’paia’’, digamos assim.

Oferecer eventos esporádicos de bem-estar ou frutas grátis não é necessariamente uma grande coisa que as empresas fazem pelos colaboradores (se bem que frutas grátis, eu aceito). Você precisa é se mover! Caminhar, correr, se alongar, o que for. E se, ao longo da sua jornada de trabalho diária, você fizer isso por um total de 15 minutos, já vai estar fazendo uma grande coisa.

Segundo o estudo “The Desk Break Experiment”, conduzido por Dr. Brendon Stubbs do King’s College London, esses 15 minutinhos de exercícios diários podem melhorar seu estado mental em 22,5%! Então, que a nova campanha da Asics, sirva de inspiração para você levantar a bunda da cadeira e dar pelo menos uma caminhadinha! É pelo seu bem!


Real ou IA? TikTok lança vídeo surpreendente feito por Inteligência Artificial para alertar seu público

Talvez, durante essa última semana, enquanto você rolava o feed do TikTok, tenha se deparado com algo um tanto diferente. Um homem falando que o vídeo do anúncio que você estava assistindo era feito totalmente com IA.

Assustador? Bastante. Mas a verdade é que esse cenário já era esperado. Sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, a IA chegaria a esse nível de sofisticação.

O vídeo em questão, que está sendo veiculado como anúncio na plataforma, traz um homem gerado por IA alertando os usuários sobre a importância de ficarem atentos ao conteúdo que consomem na internet. O aviso é claro: muitos vídeos podem ser manipulados através de ferramentas de edição, gerando desinformação e fake news.

Nem tão novo assim…

Se você já acompanha o ADF há algum tempo, sabe que por aqui um tópico bastante comentado é a Inteligência Artificial e as inovações que a cercam. Novidades recentes como a Sora, que abordamos recentemente, se assemelham muito com o vídeo que está rolando pelo TikTok.

Bem, embora essas tecnologias voltadas para os vídeos com IA ainda estejam longe da perfeição, elas estão em um caminho promissor para algo extraordinário.

O que hoje parece imperfeito, logo poderá ser uma nova forma de produzir conteúdo com alta qualidade e o melhor de tudo, de uma forma mais eficiente.

Enfim, estamos apenas no começo de um movimento que pode mudar a forma como interagimos com as redes sociais e as ferramentas de edição de vídeo. Acredite quando dizemos que vale a pena ficar atento a cada novo passo dessa jornada!


Rapidinhas da Salvação 🙌

  • Por que a fumaça das queimadas deixa o sol tão laranja?
    Ver mais
  • Segunda lua na Terra? Fique por dentro de todas as informações.
    Ver mais
  • Por que não é possível ver a muralha da China do espaço?
    Ver mais
  • 13 é o número do azar? Por que tanta gente acredita nisso?
    Ver mais
  • Site (in)útil da semana: uma fábrica de memes para explorar.
    Ver mais

Pensamentos de pensadores
para você pensar.

“A dúvida é a origem da
sabedoria.” – René Descartes
 


Chegamos ao fim de mais um Almanaque do Futuro recheado de notícias valiosas sobre o presente, o futuro e sem esquecer do passado que nos trouxe até aqui. Aproveite a sua sexta com um bom cafezinho e o final de semana colecionando momentos especiais.

Nos vemos no futuro.