Não há dúvidas! Quem vive de passado é museu.

Tempo de Leitura: 8 minutos

Almanaque do Futuro 210

31 de maio de 2024

Olá, tudo bem? Caros leitores, mais um Almanaque do Futuro começando para deixar a sua sexta-feira pós feriado e pré final de semana ainda mais interessante e produtiva. Mais uma vez, selecionamos notícias que vão mudar a sua maneira de enxergar o mundo. Let’s bora para a edição 210?

Ótima leitura!


Nova era: Canva entra no ringue para competir com Adobe, Microsoft e Google.

Em um movimento audacioso que promete transformar o cenário da criação digital, o Canva anunciou na semana passada uma reformulação completa e radical em sua plataforma. Este tiro estratégico teve mira diretamente em gigantes do mercado como Adobe, Microsoft e Google.

O objetivo dessas mudanças é justamente se firmar como a escolha definitiva para os profissionais de criação digital, oferecendo uma solução única que integra design, IA e workflow simplificando a vida do usuário.

A nova interface tem foco empresarial, incluindo espaços de trabalho específicos para o departamento de vendas, marketing, RH e criação.

Entre as inovações tecnológicas estão ferramentas como aprimoramento de voz para vídeos, que elimina ruídos de fundo facilmente, e mistura de imagens para combinar fotos perfeitamente. Acha que acabou? Ainda tem a ferramenta Magic Write que usa IA para criar conteúdo que imita o estilo de escrita do usuário.

Qual é o ponto de vista dos usuários da Adobe?

Para entender melhor o impacto desta reformulação, conversamos com designers que tradicionalmente utilizam produtos da Adobe, e  como já se esperava, a opinião foi unânime. Eles destacaram que o Canva é extremamente eficaz em simplificar o design para usuários iniciantes e profissionais de áreas não relacionadas ao design, facilitando a criação de layouts rápidos e acessíveis.

Por outro lado, os designers ressaltaram que a Adobe oferece ferramentas complexas e robustas que atendem demandas de alto nível.

Resumo da ópera, enquanto o Canva se destaca pela facilidade de uso e acessibilidade, especialmente após sua nova atualização, a Adobe continua sendo a escolha preferida para trabalhos de alto valor agregado.


Come plástico! Cientistas usam bactérias para criar plástico biodegradável.

O plástico está prestes a encontrar seu maior adversário. Spoiler: ele é microscópico! Já imaginou um futuro onde os plásticos são devorados por bactérias e transformados em elementos reutilizáveis, eliminando um dos maiores vilões ambientais do nosso tempo? Parece ficção científica, mas já é real!

Você deve saber que os impactos ambientais causados pelos resíduos de plástico são grandes. Esse material que parece tão inofensivo pode demorar nada menos do que 400 anos para se decompor no meio ambiente.

Porém, reciclar esses resíduos continua sendo um desafio. E é justamente para combater esse mal cada vez mais alarmante que surge uma abordagem inovadora, as super heroínas, elas, as bactérias destruidoras de plástico!

Eureka! As bactérias chegaram para revolucionar

Recentemente, cientistas da Universidade da Califórnia, encontraram uma solução que simplesmente permite a incorporação de micróbios diretamente no plástico durante sua fabricação. Essa técnica não só permite que o plástico tenha 93% de sua massa biodegradada em cinco meses, mas também melhora suas propriedades mecânicas.

O segredo para tudo isso acontecer está em esporos bacterianos inseridos no plástico, que realizam sua decomposição!

A bactéria utilizada tem o nome científico de  Bacillus subtilis, e é responsável por produzir os esporos, que, além de sobreviverem ao processo da fabricação do plástico, funcionam como reforço estrutural e aceleram significativamente a biodegradação do material.

Bem, ao que tudo indica, a revolução das bactérias está apenas começando e, se for bem-sucedida, teremos um futuro onde os plásticos biodegradáveis podem ser aliados ao combate da poluição.

Nós já estamos animados com essa notícia, e você? O que achou dessa ideia das superbactérias presentes no nosso dia a dia?


Confira o que a equipe Flowww anda assistindo


  • O Grande Truque(Filme)
    Uma pérola pouco lembrada da filmografia de Christopher Nolan. Fala sobre uma surpreendente rivalidade entre dois ilusionistas, na cidade de Londres do Século XIX. Interpretados por ninguém menos que Hugh Jackman e Christian Bale. Além de uma participação especial de David Bowie interpretando Nikola Tesla.
    Assista

  • Bridgerton(Série)
    A série se passa no século XIX, em Londres, onde o cenário é a alta sociedade da época. Ao longo da trama, vemos a família Bridgerton em seus conflitos, anseios e escândalos, tudo isso em uma atmosfera luxuosa e competitiva. Toda essa história se baseia na série literária “Os Bridgertons”, de Julia Quinn, dividida em 3 temporadas de muito reviravolta.
    Assista

Super EV: Primeira Ferrari elétrica chega ao mercado em 2025.

No coração da Itália, mais especificamente na cidade de Maranello, a Ferrari está a todo vapor preparando seu próximo grande lançamento: um supercarro elétrico.

Ao que tudo indica, sua estreia está marcada para 2025, e este não será apenas mais um carro, mas o início de uma nova era para a lendária fabricante de carros de luxo.

Conhecida mundialmente por seus motores potentes e design impecável, a Ferrari está se reinventando. Em meio à construção de uma nova fábrica dedicada a veículos elétricos, a marca está investindo em tecnologia de ponta para desenvolver motores, inversores e baterias.

De olho na concorrência chinesa

Apesar das transformações icônicas que vem por aí, a Ferrari está com os olhos bem atentos à crescente ameaça dos veículos elétricos chineses, que vem ganhando cada vez mais força e exigem uma resposta rápida das montadoras europeias. Com essas tensões comerciais, possíveis novas tarifas sobre importação podem impactar grandes marcas de luxo.

Além disso, após o lançamento do SF90 Stradale, o seu primeiro híbrido plug-in, a marca planeja que 60% das suas vendas sejam de veículos elétricos e híbridos até 2026.

Com uma visão clara de inovação e clientes ansiosos, a Ferrari está prontíssima para liderar a transformação para um futuro mais sustentável, sempre mantendo a sua verdadeira essência de excelência e paixão.


Gliese 12b! Planeta possivelmente habitável pode ser a descoberta astronômica do ano.

Já tem muito tempo que olhamos para além do nosso Sistema Solar em busca de exoplanetas semelhantes à Terra. Não só procurando por sinais de vizinhos extraterrestres ou uma possível nova morada para sairmos do planeta dos nossos pais, mas também para saber mais sobre o lugar onde vivemos, sua formação e como a vida veio a prosperar por aqui.

E a descoberta recente de um exoplaneta possivelmente habitável empolgou a comunidade científica, por se tratar de um planeta muito semelhante ao nosso, inclusive em tamanho e temperatura. A descoberta foi feita por astrônomos utilizando o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da NASA.

Sua chance de morar no extrangeiro!

Não é raro descobrirmos exoplanetas semelhantes à Terra, mas alguns pontos fazem dessa descoberta algo incrível. Primeiro são suas medidas que chamam atenção. Ao estudarmos planetas de fora do nosso sistema, pela lógica, é muito mais fácil encontrarmos planetas colossais, muito maiores até que o nosso Sol. Mas este é incrivelmente semelhante ao nosso, sendo apenas um pouco menor que a Terra e um pouco maior que Vênus.

Ele também possui água, temperatura estimada em torno de 42 graus Celsius e orbita solitariamente a zona habitável da sua estrela, a Gliese 12 na Constelação de Peixes. Ou seja, ela está localizada a apenas 40 anos-luz de distância daqui. Isso significa que mesmo que fossemos capazes de viajar na velocidade da luz (o que é impossível), ainda assim levaríamos 40 anos para chegar lá. Mas se levarmos em conta a escala do universo conhecido e se compararmos à localização de outros planetas semelhantes descobertos, este está MUITO próximo de nós.

Com todas essas características quer dizer que ele possui vida? Ou que a humanidade poderia viver lá em um futuro distante? Só existe um jeito de descobrir e é por isso que o Gliese 12b é um provável alvo das lentes do telescópio James Webb em breve. E já estamos aguardando com empolgação as imagens que podem ser reveladas.


Rapidinhas da Salvação 🙌

  • Elo apresenta nova identidade visual.
    Ver mais
  • Brahma homenageia a cultura brasileira com campanha de São João.
    Ver mais
  • Dia Nacional da Mata Atlântica: fatos sobre o bioma rico em fauna e flora.
    Ver mais
  • Magalu lança webnovela em homenagem ao Dia dos Namorados.
    Ver mais
  • iOS 18 permitirá alterar cor de ícones de apps e criar novos emojis com IA.
    Ver mais
  • Site (in)útil da semana: seja a vizinha fofoqueira em janelas aleatórias pelo mundo.
    Ver mais

Pensamentos de pensadores
para você pensar.

“Acredite naqueles que buscam a verdade.
Duvide daqueles que a encontram.” – André Gide


Chegamos ao fim de mais um Almanaque do Futuro. Nesta edição do seu semanário favorito, você recebeu uma atualização precisa sobre tudo o que está acontecendo no mundo hoje, e como isso fará diferença no futuro. Estamos muito agradecidos com a sua leitura e esperamos te ver na próxima semana.

Nos vemos no futuro.