Bom dia, como estão as coisas por aí? Rufem os tambores, pois o seu semanário favorito acabou de chegar e está carregado de informações que certamente farão você ver o mundo de outra perspectiva. As mudanças estão acontecendo a cada instante, então vamos nessa!
Ótimo final de semana e excelente leitura!
- Conscientização sobre as mudanças climáticas;
- Evite pequenas ações que poluem;
- Invista em uma alimentação saudável e na mobilidade sustentável;
- Pratique atividades sustentáveis, como ter uma horta em casa, por exemplo;
- Reduza o consumo de plástico e aposte na reciclagem.
Embora a eco-ansiedade esteja em ascensão, há um crescente ativismo ecológico que sugere uma conscientização cada vez maior sobre a importância de cuidar do planeta, principalmente para o equilíbrio psíquico de cada indivíduo.
Confira o que a equipe Flowww anda assistindo
Enola Holmes (Filme)
Um filme que segue as aventuras da jovem Enola, irmã de Sherlock Holmes. Quando sua mãe desaparece misteriosamente, Enola embarca em uma aventura para encontrá-la, revelando segredos do passado e desafiando expectativas da sua sociedade vitoriana.
Assista
Wecrashed(Série)
Baseado em eventos reais, a série narra a ascensão e queda da empresa de tecnologia We Work, destacando os fundadores Adam e Rebekah Neumann e os desafios enfrentados em busca de crescimento e expansão na carreira.
Assista
20 anos de Gmail: será que os correios eletrônicos já são coisa do passado?
Quando o Gmail foi lançado com um comunicado de imprensa bobo, há 20 anos, em 2004, muitos presumiram que não passava de mais uma pegadinha do Dia da Mentira. O serviço que surgia no mercado prometia 1 gigabyte de armazenamento, o que era bastante em uma era onde o comum era 15 megabytes, além de afirmar ser totalmente gratuito no cenário em que muitos dos serviços desse tipo eram pagos. E não é que tudo isso era verdade mesmo?
Podemos dizer tranquilamente que o Gmail revolucionou o e-mail. Ele reinventou o que nossas caixas de entrada eram capazes de fazer e se tornou uma parte central de nossas identidades online (pelo menos por um tempo). Hoje em dia, o serviço possui cerca de 1,5 bilhões de utilizadores – para você ter uma noção, isso equivale a cerca de 1/7 da população global.
O Gmail sempre vai ter o seu lugar especial… será mesmo?
O que é mais curioso é que 20 anos depois dessa super invenção revolucionária, dificilmente você verá alguém ansioso para abrir o Gmail. Muito pelo contrário, nos dias de hoje, gerenciar a caixa de entrada pode até ser uma tarefa árdua, e outros aplicativos como o WhatsApp ou o próprio Instagram passaram a dominar a forma como nos comunicamos online.
Mas calma aí! Mesmo que a comunicação nos meios online tenha acelerado de uma forma até assustadora com as mensagens diretas e outras ferramentas, o e-mail ainda tem sim o seu lugar, só não é mais a forma central de comunicação.
Hoje em dia, por conta desses outros meios, o Gmail se tornou “lento” para nossas conversas diárias, o que o levou a ser uma espécie de canal de “comunicação oficial”, um lugar para as coisas que você precisa de registros tangíveis e pesquisáveis. Porém, podemos esperar avanços promissores com o surgimento da IA, por exemplo, o que pode otimizar a forma com que utilizamos os e-mails, tornando essa uma ferramenta de acesso prático no dia a dia.
Seja você um fã de carteirinha do Gmail ou não, em uma coisa temos que concordar: a rede de e-mails mais famosa de todas conquistou com muito sucesso o seu lugar na vida de muitas pessoas e não vai ser extinta tão cedo!
Os 60 são os novos 30! Proteína desse um ser indestrutível pode prolongar a juventude humana.
Nem todo mundo gostaria de ser imortal, mas muita gente gostaria de, pelo menos, prolongar sua juventude ao máximo e tentam fazer isso das maneiras mais diversas. Alguns optam pela atividade física, alimentação balanceada e um sono de qualidade, para manter o corpo saudável. Já outros apelam para a indústria de cosméticos e produtos milagrosos, se contentando em manter apenas a aparência dos seus anos dourados.
Mas agora a ciência descobriu em um curioso animal microscópico a possível fonte da juventude celular e uma maneira de, talvez, adiar um pouco a velhice através da biostase. Vamos entender melhor.
As baratas passam vergonha!
O tardígrado ganhou fama após estudos mostrarem sua alta resistência e capacidade de sobreviver aos climas mais extremos. Eles sobrevivem a temperaturas abaixo de zero, calor elevado, desidratação completa e radiação. Parece muito para um bichinho que mede apenas meio milímetro, né? E eles não são difíceis de serem encontrados. Vivem em musgos e se alimentam de células vegetais ou minúsculos invertebrados. São objetos de estudos há um bom par de anos e já foram até mesmo enviados para o espaço para provarem sua capacidade de sobrevivência. E, pasme, eles sobreviveram até mesmo ao vácuo do espaço.
Agora, um estudo da Universidade de Wyoming descobriu que a maneira que eles usam para sobreviver, pode ser replicada no organismo humano. A técnica desses que também são conhecidos como ursos d’água consiste em entrar em um estado de animação suspensa chamado biostase. Através de uma proteína que cria um gel dentro das suas células eles conseguem diminuir os processos moleculares, atrasando o envelhecimento das células, mais ou menos um modo de ‘’economia de bateria’’. Os estudos mostram que essa proteína usada pelo tardígrado tem o mesmo efeito nas células humanas, fazendo com que sejam mais resistentes ao estresse.
A técnica pode ser usada para tratamento e até mesmo armazenamento celular. Entretanto, a proteína não é infinita e ela se dissolve assim que o estado de biostase termina. O desafio agora é achar meios de induzir esse estado nas células, para que o efeito seja contínuo. Com um pouco de sorte poderemos fazer parte de uma geração que não vai envelhecer tão cedo. Só precisamos torcer para que nenhum efeito colateral nos dê a aparência desse animal, que não é dos mais bonitos que você vai ver na vida.
Pensamentos de pensadores
para você pensar.
“A decisão mais corajosa que você pode tomar
todos os dias é estar de bom humor.” – Voltaire
A hora de dar tchau sempre é sempre difícil! Mais um Almanaque do Futuro chegando ao fim e nessa edição você pode desfrutar de uma atualização fantástica dos principais assuntos que estão em pauta mundo afora. Agradecemos sua presença e aguardamos você nas próximas semanas.
Nos vemos no futuro.